Buscar
  • Pronto!

Ah, a pausa pranzo!

Atualizado: 7 de Set de 2019

Em vários países da Europa existe um hábito comum de fazer uma pausa na metade do dia para o almoço e descanso. Na Itália é a famosa pausa pranzo.


Nas cidades menores não é raro ver o comércio todo fechar das 13h às 15h30 e é nesse tempo que os funcionários vão para casa, almoçam e descansam. Ou então aproveitam o momento ao ar livre para uma conversa com amigos, para um gelato, um café ou uma leitura.

As escolas de ensino médio, por exemplo, encerram as atividades às 13h ou às 14h e depois disso não há mais expediente.


Para os trabalhadores do setor da indústria, se a jornada de trabalho é superior a 6h, a pausa pranzo é obrigatória (mas não maior que 2h de intervalo).

A definição do tempo de pausa é dada pelo tipo de acordo/contrato que o trabalhador tem com a empresa. Cabe lembrar que geralmente a jornada de trabalho não passa de 8h diárias (8h30 às 12h30 e 14h às 18h).





Diminuir o ritmo de trabalho é um hábito mas também um conceito muito importante, uma forma diferente de viver no mundo. Fazer as coisas com calma, dar valor ao tempo de pausa e torná-lo essencial para a rotina diária não é uma coisa simples quando se está acostumado ao ritmo enlouquecedor de trabalho, como vemos em outros lugares.


Aqui as pessoas trabalham pra viver melhor . Não passam a maior parte do dia trancadas em escritórios, vivendo inteiramente para o trabalho.

Aqui se valoriza a pausa para o descanso, a qualidade de vida, a alimentação mais saudável, os produtos frescos, a vida em família, o passeio no parque com o cachorro, a ida ao cinema, a pizza, o vinho... Tudo isso faz parte da jornada diária. E está tudo bem. Ninguém vai te julgar se você estiver passeando no parque às três da tarde. Ou se for tirar um cochilo depois do almoço.





Quem muda de país tem que mudar suas prioridades. Não dá pra querer impor o mesmo ritmo e as mesmas necessidades que existem no Brasil, por exemplo. Temos que entender que são outros hábitos, outra língua, outra cultura, e cabe a nós abrir espaço em nossa vida para absorver e aproveitar ao máximo tudo o que essa diversidade nos traz. Nos faz crescer, entender e aceitar.

Pausa



_________________________________________________________________________

Precisa do documento do seu antenato Italiano?

Mande um email para contato@prontodocumentos.com e solicite um orçamento!

Nós fazemos pesquisas e buscas de documentos civis e religiosos na Itália.

© 2018 por Adriano Magalhães - Pronto! Documentos Italianos