Buscar
  • Pronto!

Fontes para pesquisas no Brasil e na Itália

Atualizado: 19 de Out de 2019

O trabalho de pesquisa genealógica e investigação da história familiar requer paciência, perseverança e uma grande dose de curiosidade para procurar informações em várias fontes disponíveis.


Nosso principal objetivo é localizar documentos e dados relativos ao nascimento e casamento de italianos que emigraram para o Brasil a partir de 1875. Para isso, contamos com importantes fontes de pesquisa que nos auxiliam e por vezes norteiam as linhas de investigação.


Estima-se que aproximadamente 2 milhões de italianos saíram da península rumo ao Brasil no período de 1875 a 1920.

A viagem sem perspectiva de retorno, fez com que as pessoas deixassem na Itália muitos laços familiares, parentes, amigos e parte de suas histórias. Outra parte foi construída na "Mérica"", principalmente nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.


Para entrar em contato com a história dos imigrantes italianos chegados ao Brasil, temos acesso ao Centro de Pesquisa Genealógica Nova Palma, localizado no Rio Grande do Sul, que mantém o registro das famílias que compõem a Quarta Colônia da Imigração Italiana no Sul do Brasil.


Massolin de Fiori Società Taliana é uma das principais fontes de informação sobre a comunidade italiana no Sul do Brasil. Localizada em Porto Alegre, a entidade auxilia nas pesquisas e conta com um banco de dados de mais de 630 mil nomes cadastrados. A solicitação da pesquisa pode ser feita facilmente por email.


Emigrazione Veneta também é um portal com um extenso banco de dados e é possível obter informações mediante pagamento.


O Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, por exemplo, disponibilizam um acervo digital importantíssimo, com registro de desembarque dos navios, matrícula da hospedaria dos imigrantes e outros documentos.


O Family Search, mantido por voluntários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, disponibiliza um banco de dados on line no qual é possível visualizar cópias digitalizadas de muitos documentos. Há também informações off line, acessíveis gratuitamente nos diversos Centros de História Familiar (CHF) espalhados por vários lugares do mundo.



Os documentos militares, ricas fontes de informação sobre a população masculina italiana, geralmente são encontrados no Archivio di Stato na capital de cada província. A maioria deles também dispõe de banco de dados digitalizado.


Paróquias e Dioceses da Igreja Católica são as principais fontes de informações quando se trata de documentos religiosos. Os arquivos destas instituições nem sempre estão disponíveis para a consulta pública, mas algumas mantém funcionários encarregados de responder às centenas de e-mails e solicitações que chegam todas as semanas. Geralmente cobram taxas para pesquisar nos arquivos físicos e para a emissão de certidões de batismo e casamento.



Abaixo estão os links de acesso aos sites de pesquisa.

www.massolindefiori.com.br

www.familysearch.org

www.inci.org.br

www.emigrazioneveneta.com

http://www.beniculturali.it/mibac/opencms/MiBAC/sito-MiBAC/MenuPrincipale/LuoghiDellaCultura/Ricerca/index.html



Nunca perca de vista que a primeira fonte de informações é a sua família. Conversar com parentes mais velhos, revirar a gaveta com fotos antigas e olhar com atenção para aqueles documentos amarelados é sem dúvida um importante exercício de consultar o passado e compreender os fatos.




Quer descobrir a história da sua família? Entre em contato conosco pelo email contato@prontodocumentos.com

© 2018 por Adriano Magalhães - Pronto! Documentos Italianos