Buscar
  • Pronto!

Itália e seus lugares mais lindos! Patrimônios mundiais da UNESCO

Atualizado: 29 de Abr de 2020


Há diversos lugares na Itália que são resguardados pelos critérios estabelecidos pela UNESCO (Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura).

Fundada em 1945 a UNESCO tem como finalidade identificar, conservar e preservar para as futuras gerações os patrimônios naturais e culturais do mundo inteiro.

Guia dos lugares UNESCO no Veneto

Os patrimônios mundiais são constituídos de bens que, além de pertencerem aos territórios dos países aos quais estão localizados, pertencem ao mundo e tem valor universal. Para serem introduzidos na lista, devem corresponder a pelo menos um dos critérios rigorosos para inscrição. Você pode consultá-los aqui.


No Veneto são reconhecidos 8 Patrimônios da Humanidade, que estão totalmente ou em parte localizados na região, são eles:

- Cidade de Veneza e sua lagoa

- Cidade de Vicenza e as casas Palladinas do Veneto

- Horto Botânico de Padova

- Cidade de Verona

- Dolomitas

- Palafitas históricas do arco alpino

- Muralhas de conteção (Bergamo, Peschiera del Garda e Palmanova)

- Colinas do Prosecco (Conegliano Valdobbiadene)

Ponte Rialto Veneza
Rialto, Venezia

Veneza é única no mundo.

La Serenissima é a capital da Província de Veneza e da região do Veneto.

É a padroeira dos mares, liga o mundo muçulmano ao mundo cristão e sobrevive do intenso turismo que faz dela uma das cidades mais visitadas do mundo.


Foi construída sobre 118 pequenas ilhas entre a terra firme e o Mar Adriático e constitui um complexo arquitetônico cortado por canais e unido por pontes. Existem grandes monumentos, como o Palazzo Ducale, a Basilica di San Marco, a Punta della Dogana (e la Chiesa di Santa Maria della Salute), Rialto.


Murano Venezia
Murano, Venezia

No século XV foi uma das cidades mais poderosas da Itália e a maior cidade portuária do mundo. Depois de muitas guerras e disputa de território, passou a fazer parte do Reino da Itália a partir de 1866.


Veneza, Venezia

Há uma estrutura urbana muito bem abastecida, que se distingue de outras cidades por haver somente duas possibilidades para desenvolver a vida comercial e turística: pelos canais ou a pé.

O transporte público ou privado circula pelas águas e conecta todas as ilhas que são pequenos polos turísticos.

Dia 25 de março Veneza completou 1599 anos. E nos últimos tempos tem sofrido com as constantes inundações, a chamada acqua alta.

Há uma intensa programação cultural planejada para a comemoração dos 1600 anos em 2021 na cidade que é famosa também pela Bienal de Arte e pelo Festival de Cinema.