Buscar
  • Pronto!

Já tomou um cappuccino hoje?

Atualizado: 7 de Set de 2019



Os italianos não produzem nenhum grão de café, mas se orgulham muito de terem inventado o caffè espresso e o cappuccino.

O café que percorre o mundo tem origem nos países da zona equatorial e o Brasil é um dos importantes produtores. Os grãos brasileiros são de ótima qualidade porque tem aromas mais doces e sabores mais complexos.




O verdadeiro cappuccino italiano é feito somente com café expresso e leite. A proporção é de 1/3 de café para 2/3 de leite.


Os grãos são moídos na hora e o expresso é extraído durante um tempo determinado de 25 segundos. O leite é montado (aerado) até ficar com uma cremosidade homogênea e densa.

O aspecto visual também é muito importante, pois os italianos adoram quando há na xícara uma borda mais escura que o centro. Esse é um dos motivos pelos quais o nome Cappuccino é uma homenagem aos Frades, porque o corte de cabelo dos religiosos lembra a coroa mais escura, o círculo perfeito de café que envolve o leite.



Na fórmula tradicional não se adiciona pó de cacau ou canela, mas existem variações por todo o mundo, adaptadas aos hábitos dos consumidores.

E você, já tomou um cappuccino hoje?


________________________________________________________________________________

Precisa do documento do seu antenato Italiano?

Mande um email para contato@prontodocumentos.com e solicite um orçamento!

Nós fazemos pesquisas e buscas de documentos civis e religiosos na Itália.

© 2018 por Adriano Magalhães - Pronto! Documentos Italianos