top of page
Buscar
  • Foto do escritorPronto!

Pesquisa de documentos no Brasil

Nesta semana tivemos mais dois resultados positivos em pesquisas realizadas no Brasil.

O objetivo era localizar certidões de casamento de italianos que se estabeleceram nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Documentos brasileiros
Documentos brasileiros

Para iniciar os trabalhos, solicitamos às famílias todas as informações que tinham disponíveis sobre a vida daqueles italianos e de seus descendentes.

Depois de mapear o arco temporal e geográfico da pesquisa foi possível traçar uma linha de investigação e avançar na metodologia, que geralmente prevê análise de documentos, consulta em banco de dados on line, contatos com cartórios e igrejas da região e visitas presenciais, inclusive nos cemitérios.

Documentos emitidos no Brasil

O trabalho de pesquisa genealógica e investigação da história familiar requer paciência, perseverança e uma grande dose de curiosidade para procurar informações em várias fontes disponíveis.

Paróquias e Dioceses da Igreja Católica são as principais fontes de informações quando se trata de documentos religiosos. Os arquivos destas instituições nem sempre estão disponíveis para a consulta pública, mas algumas mantém funcionários encarregados de responder às centenas de e-mails e solicitações que chegam todas as semanas. Geralmente cobram taxas para pesquisar nos arquivos físicos e para a emissão de certidões de batismo e casamento.

Mas às vezes nos surpreendemos com os resultados e nem sempre o documento está onde a gente achava que estava.

Por isso é essencial analisar os dados familiares, o nascimento dos filhos do casal, dos irmãos dos cônjuges, dos pais.

Uma família vive em comunidade, por menor que seja! E a passagem destas pessoas por essa comunidade deixa rastros, marcas, registros.

Nosso papel é desvendar e organizar essas marcas através dos documentos e informações. Assim conseguimos traçar o perfil da família, encontrar vínculos e reconstruir parte da história dos indivíduos.

Aqueles que nasceram antes da gente nos deixaram um legado.

Qual é o legado que você vai deixar aos seus?

Já pensou nisso?



Se você precisa localizar os documentos brasileiros e está com dificuldades, mande um email para contato@prontodocumentos.com

Nós podemos te ajudar!

bottom of page