Buscar
  • Pronto!

HQ na língua vêneta!


Vamos apresentar para vocês a primeira revista em quadrinhos escrita em talian, a língua veneta brasileira.

Essa é uma obra recém lançada pela designer Cidiane Guisso e se chama I FIOLI DE LA NOSTRA TERA (Os filhos da nossa terra).


Capa de revista

Conta a história de uma família de imigrantes italianos que saiu da Itália pelo porto de Gênova em 1888 e chegou no Brasil para trabalhar e reconstruir a vida, como muitos que fizeram o mesmo caminho, durante o período da imigração italiana.

Em terras novas e até então desconhecidas, Luigi, Rosa e os filhos Giovanni e Giulia preservaram os costumes da tradição e da cultura de origem, mantendo o modo de falar, os hábitos alimentares, cultivando uvas e fazendo vinho.







Cidiane é descendente de italianos, formada em designer, apaixonada pela cultura italiana e representa nas páginas da revista um pouco do que viveu no interior de Concórdia, Santa Catarina.

Assim como a Giulia e o irmão Giovanni, participava das atividades domésticas ajudando a esmagar a uva e fazendo disso uma grande diversão!

Nesse ambiente com muitas referências italianas, cheiros e sabores é que nasceu o desejo de criar uma obra de arte que pudesse retratar todo o universo vivenciado desde a infância.


Divulgação do trabalho em O Jornal, Concórdia (02-09-20)

A publicação é o resultado de muitos anos de pesquisa e estudos para o desenvolvimento do desenho e do roteiro. A revista é bilíngue, escrita em talian e português.

O talian é a língua vêneta e foi assim batizada no Brasil porque os imigrantes da região do Veneto se reconheciam como italianos e diziam "mi parlo talian”, “eu falo italiano.”

É falada em diversas cidades, principalmente nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A língua vêneta está muito ligada com a cultura e a língua portuguesa e essa contaminação é extremamente rica e faz com que as duas culturas se comuniquem de forma muito orgânica, com a mistura de palavras e expressões no dia a dia.

A tradução foi feita pelo especialista em Vêneto Fernando Zanella Menegatti @fernandozanellamenegatti, que dá aulas de história e língua vêneta. @projetolenguamare

A HQ da Cidiane é tão interessante que virou selo personalizado dos Correios!

Selo personalizado com a capa da revista

A revista já foi distribuída em várias cidades da Região Sul do Brasil e no Espírito Santo. Em breve chegará nas terras italianas para que os concittadini veneti também tenham acesso a este precioso material!

Quer comprar uma? Entra em contato com a Cidiane! @i_fioli_de_la_nostra_tera


Que orgulho fazer parte dessa cultura!!

ITÁLIA - PARTITA IVA: 05115300260
BRASIL – CNPJ: 39.406.259/0001-72 - Pronto! Documentos Italianos