Buscar
  • Pronto!

Sauris (Zahre), uma ilha no meio das montanhas!

Atualizado: 16 de Out de 2019




Conta a lenda que dois soldados alemães foram os primeiros habitantes de Sauris, que escolheram a vila isolada para fugir da guerra em meados do século XIII.

Ali viveram da caça, do cultivo de cereais e formaram suas famílias, divididas entre Sauris di Sopra e Sauris di Sotto.


A imigração austríaca e alemã trouxe características muito marcantes ao pequeno povoado do extremo norte da Itália, que faz parte da Província de Udine, na região de Friuli Venezia Giulia.

Muitos traços permanecem vivos até hoje, como a língua e a arquitetura.



A arquitetura é inspirada na vizinha Carintia (localizada no sul da Áustria) e as casas são construídas com pedra e madeira, ao estilo blockbau.

Geralmente a parte inferior da casa é de pedra e acima os grandes troncos de árvores são colocados sobrepostos e encaixados nos cantos para criarem a estrutura das paredes, e do teto quando dispostos na diagonal.

O isolamento térmico é feito com lã de ovelha e internamente as casas são muito confortáveis.


Sauris também é uma ilha do ponto de vista linguístico. A língua Saurana é preservada pelos moradores e é muito semelhante ao alemão antigo, falado no século XIII. Em nenhum outro lugar do mundo se fala essa língua. Portanto na pequena Sauris há 3 idiomas: italiano, saurano e o dialeto friuliano.




A gastronomia é reconhecida pelos pratos típicos como o Prosciutto (presunto) di Sauris, os vários tipos de queijo (formaggio di malga) e uma surpreendente cerveja artesanal, feita com ricos ingredientes cultivados a 1400m de altitude.




Na parte mais baixa há o Lago di Sauris, construído em 1948 para represar a água e gerar energia elétrica.




É um lugar lindo! Uma viagem a Sauris é uma experiência inesquecível, um encontro com a natureza e com uma identidade cultural fascinante!

ITÁLIA - PARTITA IVA: 05115300260
BRASIL – CNPJ: 39.406.259/0001-72 - Pronto! Documentos Italianos