top of page
Buscar
  • Foto do escritorPronto!

Semana da língua italiana no mundo


Inicia hoje e vai até o dia 27 de outubro a XIX Semana da Língua Italiana no Mundo, uma promoção do Governo Italiano, através do Ministero degli Affari Esteri, em parceria com Institutos Italianos de Cultura de vários países e Accademia della Crusca, com o objetivo de celebrar e divulgar a língua italiana no mundo.


O tema para a edição de 2019 é L’italiano sul palcoscenico (o italiano no palco) e a programação vai oferecer diversas ações ligadas ao uso da língua italiana, a quarta mais estudada no mundo.


Dante Alighieri

Mas de onde vem o idioma italiano?

Assim como outras línguas faladas no continente europeu, o italiano deriva do latim.

Mas há muitas teorias sobre o nascimento da língua “verdadeiramente” italiana.

Uma delas diz que o idioma como o conhecemos hoje utiliza grande parte da gramática e do léxico do fiorentino de 1300. O marco do nascimento da nova língua é a obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, que por volta de 1320 "unificou" o modo de falar e de escrever.



O idioma era necessário para que as trocas comerciais e as relações sociais e religiosas acontecessem. Portanto, era considerado italiano aquele que sabia falar a língua. Desta forma era possível identificar quem pertencia aos diversos reinos e quem eram os invasores.



A literatura gerou o idioma, que por sua vez gerou o país. A Itália como país unificado territorialmente existe há pouco mais de 150 anos. Antes era dividida em reinos e estes não apresentavam unificação política, apesar de terem várias características comuns entre si.




É enorme a contribuição que os italianos deram às artes e no campo da dramaturgia existem autores como Luigi Pirandello, Umberto Eco e Dario Fo que permanecem vivos através de suas obras encenadas e também traduzidas para diversos outros idiomas.





bottom of page