top of page
Buscar
  • Foto do escritorPronto!

Uma assessoria para além dos documentos

Esse foi o título do email de agradecimento que recebemos, enviado pela Glaucia Maricato, nossa cliente que que comemora a conclusão do processo de reconhecimento da cidadania italiana! Auguri!!!


Ela nos procurou no ano passado, tinha algumas informações sobre o antenato mas não sabia o local de nascimento. Nos documentos brasileiros havia a informação de que ele era "natural de Veneza". Mas, como ocorre em muitos outros casos, esta informação refere-se a Província de Veneza, que tem 44 municípios, e não propriamente a cidade de Veneza. Assim, nossa missão era descobrir em qual cidade havia nascido o antenato Pietro.


Então nós fizemos a pesquisa, procuramos em registros antigos, buscamos em bancos de dados on line e fomos pessoalmente ao Archivio di Stato di Venezia. E depois de um tempo de trabalho, finalmente encontramos a informação!



Os passos seguintes foram entrar em contato com o Comune e solicitar a emissão do documento, buscar, apostilar e mandar para o Brasil.

Glaucia fez o restante do processo sozinha, organizou a documentação brasileira, veio para a Itália, deu entrada com o pedido no Comune escolhido e esperou... esperou... esperou...

A pandemia chegou e o processo dela estava quase finalizado, mas ainda faltava a transcrição dos atos. Para muitos oficiais, os processos de reconhecimento da cidadania italiana não são prioridade quando há coisas urgentes para resolver no município.

E a Covid-19 trouxe uma urgência completamente compreensível.


Foram mais de 2 meses de espera e nenhuma resposta, até que ela pediu para intermediarmos uma conversa com o oficial do Comune, para entender se isso ainda ia levar muito tempo. O oficial garantiu que naquela semana finalizaria tudo e faria a transcrição do nascimento e casamento. E deu certo! Ufa! Missão cumprida!


Agora minha xará vai poder viajar pelo mundo como uma cidadã italiana!

Parabéns pela conquista @glaucitas!! Aproveite tudo de bom que esse novo momento da sua vida vai trazer!


"O reconhecimento da cidadania italiana é uma longa missão que envolve diferentes desafios, uma saga que começa ainda no Brasil com a busca das certidões dos nossos ancestrais e termina na Itália com a emissão dos nossos documentos italianos. Eu, como muitos, optei por trilhar esse caminho por conta própria e hoje posso finalmente dizer que “sono italiana”. (UhuuuuL) Mas, antes de seguir em frente para essa nova vida que se abre, preciso deixar aqui meu depoimento como uma forma de agradecimento para o pessoal da Pronto Documentos que de uma maneira maravilhosa me auxiliou quando precisei de ajuda no meio do caminho. Eles foram extremamente profissionais, atenciosos, ágeis e sempre me mantiveram informada de tudo. Eu realmente me senti abraçada quando precisei e estou extremamente grata pelo acompanhamento dedicado e atencioso que me ofereceram. Vocês foram essenciais para que eu concluísse esse longo trajeto em busca da minha cidadania. Muitíssimo obrigada por tudo!" (Glaucia Maricato)


Se você precisa localizar o documento do seu antenato italiano ou solicitar a emissão, mande um email para contato@prontodocumentos.com

O próximo depoimento pode ser o seu!!

bottom of page