top of page
Buscar
  • Foto do escritorPronto!

Sobrenomes italianos

Atualizado: 1 de jun. de 2020

Há muitos sobrenomes diferentes na Italia, você sabe quais são os mais comuns?


Cidade de Marostica

“Bianchi, Rossi e Verdi, são as três cores da bandeira Italiana (Branco, Vermelho e Verde), por isso são tão comuns como sobrenomes. ”


A origem dos sobrenomes italianos geralmente deriva de profissões, lugares, pessoas e suas características físicas ou psicológicas. É possível identificar de que região eles vem.

No norte da Itália, por exemplo, é comum encontrar Bassani, Trevisan, Masiero, Calegari, Zonta, Bonato, Favareto, Beltrame, Zucchi, Mantovani, Bresciani, Pavan, Bressan... e muitos outros!


Se você tem sobrenome italiano saiba que é muito provável que tenha direito ao reconhecimento de sua cidadania italiana. Existem milhões de descendentes de italianos espalhados pelo mundo. Muitos deles nem sabem que tem esse direito iure sanguinis, ou seja, por descendência.




Cidadania Italiana


Não existe limite de gerações para a transmissão da cidadania . O primeiro passo é reunir as informações do italiano da sua família, que chamamos de Dante Causa. Descobrir onde nasceu, casou e então conseguir o documento de nascimento ou de batismo na cidade de origem. Se ele nasceu e casou-se na Itália, os dois documentos deverão ser providenciados em solo italiano. Mas se ele casou-se no Brasil, a certidão de casamento tem que ser providenciada nos cartórios brasileiros e a de nascimento na Itália.


Todos os documentos brasileiros precisam ser providenciados em segunda via inteiro teor.

É nesta primeira etapa que podemos te ajudar, fazendo a busca do documento de seu antenato nos Comuni ou Igrejas da Itália e nos cartórios no Brasil.

Basta mandar um email para contato@prontodocumentos.com



 


bottom of page